terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL

O “aquecimento global” pode ser definido como o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas ultimas décadas e à possibilidade de persistência deste fenómeno durante este século.


O termo "aquecimento global" é um exemplo específico de mudança climática à escala global. Neste sentido, “aquecimento global”, a teoria defendida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que se refere ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas últimas décadas.


Este fenómeno manifesta-se como um problema na temperatura sobre as áreas populosas do Hemisfério Norte, entre o Círculo Polar Árctico e Trópico de Câncer. O clima marítimo do Hemisfério Sul é mais estável, embora o aumento do nível médio do mar também o atinja. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos e este estará em equilíbrio com a velocidade de evaporação da água, com a radiação solar que atinge a Terra e o Efeito Estufa.


É do nosso conhecimento que sistema climático terrestre muda em resposta a variações de factores externos, incluindo variações na sua órbita em torno do Sol, erupções vulcânicas, e concentrações atmosféricas de gases do efeito estufa.


As causas ainda não estão perfeitamente encontradas, mas o consenso científico identifica os níveis cada vez mais elevados de gases estufa devido à actividade humana como a principal causa. A emissão destes gases para a nossa atmosfera deve-se sobretudo aos veículos, fabricas, produtos não reciclados em casa, etc. É reconhecido que a acção do homem é a grande responsável pelo aquecimento global. O padrão de consumo do ser humano está directamente relacionado com a quantidade de gases emitidos no meio ambiente.


Contudo, outras hipóteses foram avançadas para explicar a maior parte do aumento observado na temperatura global. Uma dessas hipóteses é que o aquecimento é resultado principalmente da variação na actividade solar.


Atendendo, aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. O aumento no número de mortos, desabrigados e perdas económicas previstas devido ao clima severo atribuído ao aquecimento global pode ser piorado pelas densidades crescentes de população em áreas afectadas,


É inegável que o aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas. Por isso, sabemos que o oceano e as suas espécies serão irreversivelmente afectados pelo impacto do aquecimento global e as mudanças climáticas. No entanto, outros estudos mostram que o aquecimento global também pode ter efeitos positivos, uma vez que, os aumentos de temperaturas e o aumento de concentrações de CO2 podem aprimorar a produtividade do ecossistema.


São também conhecidos, outros efeitos adicionais que se referem às repercussões na agricultura, à possível desaceleração da circulação termoalina, às reduções na camada de ozono, ao aumento na intensidade e frequência de furacões, à diminuição do pH do oceano e propagação de doenças, como por exemplo, a malária e dengue.


Uma vez que este fenómeno acarreta consequências nefastas para o próprio ser humano e para a Natureza, existem algumas medidas de combate ao aquecimento global que o Homem pode tomar como reciclar, plantar árvores, utilização de transportes públicos, baixar o consumo de energia em casa, optar por lâmpadas economizadoras em casa. Numa perspectiva mais alargada, pode ainda limitar as emissões industriais de gases do efeito estufa para reduzir os impactos no clima e adoptar fontes de energia alternativas e mais limpas para reduzir as emissões.

In http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global

Sem comentários:

Enviar um comentário